A Quinta das Peixotas compreende uma área de cerca de 30 hectares e localiza-se no norte de Portugal, na Região Demarcada do Douro, a sul da freguesia de Canelas, perto da cidade de Peso da Régua – capital do vinho e da vinha.

Esta região é banhada pelo Rio Douro (com foz na cidade do Porto) e é internacionalmente conhecida pelos seus vinhos DOC Douro e especialmente pelo célebre Vinho do Porto.

A longa tradição da viticultura revela-se numa paisagem de especial beleza, que destaca o trabalho ao longo dos séculos na construção de muros em xisto que prolongam as encostas e contribuem para a autenticidade da região.

Dispondo de um terroir muito especial, a meia-encosta, a Quinta das Peixotas possui um miradouro que oferece uma paisagem magnífica, em pleno Douro Vinhateiro, onde as vinhas são implantadas em terrenos de xisto e dispostas em socalcos.

A região beneficia de um microclima muito particular, cercada por montanhas, com verões muito quentes e secos e invernos rudes e prolongados, com muita geada.

O terreno de base xistosa (com um declive médio de 25%) é pobre e seco, sendo favorecido por uma exposição solar privilegiada, perfeita para a cultura da vinha e da oliveira.

A impermeabilidade do xisto permite ainda a acumulação de águas das chuvas do inverno, para alimentar a planta no verão seco e muito quente.