Avepod

Quinta dos Lagares

A Quinta dos Lagares remonta ao tempo das Demarcações Pombalinas e faz parte do conceituado terroir de Vale de Mendiz. As suas vinhas desenvolvem-se ao longo de um anfiteatro natural com palco no rio Pinhão, em encostas que percorrem todas as exposições e descem desde o planalto dos 550 metros de altitude até aos 280 metros de altitude.

Para além deste património vitivinícola da Quinta dos Lagares, que inclui vinhas velhas com mistura de castas e idades compreendidas entre os 40 e os 70 anos, encontram-se também olivais e matos mediterrânicos típicos da região, uma mancha paisagística rica em biodiversidade , que é cada vez menos habitual no Douro.

A partir de 2006, porém, com o envolvimento mais dedicado de Pedro Lencart e da sua mulher Isabel Sarmento, o antigo projeto de lançar vinhos com marca própria ganhou novo fôlego, vindo a concretizar-se em 2014, sob a orientação do enólogo Luís Leocádio de João Pissarra para o Vinho do Porto. Hoje, o portefólio da Quinta dos Lagares inclui dois tintos e dois brancos DOC Douro, vintage e reserva, um rosé muito particular da casta Mourisco (Marufo), um tinto da Touriga Nacional, um tinto topo de gama, VV 44 , e um Porto Vintage. Além dos vinhos, a Quinta também produz azeite biológico premiado internacionalmente, proveniente de azeitonas colhidas nas oliveiras centenárias da propriedade.

Tradição

Quinta dos Lagares

Foi apenas em 2006 que Pedro Lencart e Isabel Sarmento assumiram a gestão e deram um novo fôlego à quinta, plantando vinhas e renovando as antigas.

As Nossas Experiências