Avepod

Parceiros na Criação

PARCEIROS NA CRIAÇÃO – VINHOS CRIADOS EM FAMÍLIA

PNC é o acrónimo de Parceiros Na Escolha, mas também dos apelidos dos seus criadores: Pratas & Nápoles de Carvalho, respetivamente. Joana e João são um jovem casal que decidiu investir na produção e comercialização de vinhos e azeite no Douro. Mais do que uma empresa, quiseram criar um projeto familiar, no qual os seus filhos: Maria Teresa e António Maria são parte ativa.

Em 2010, a Parceiros Na Escolha (PNC) era já um embrião. Como empresa foi constituída a 13 de agosto de 2012, mas só se estabeleceu em 2013, com o lançamento dos seus primeiros vinhos e azeites. Um ano com muito significado, pelo nascimento de Maria Teresa.

Não há embrião sem uma semente e esta foi deixada nas mãos de João aos 21 anos, quando, cheio de determinação, se mudou de Espinho para o Douro Vinhateiro, instalando-se na propriedade da família para gerir os destinos da Quinta de Monte Travesso de Cima, em Barcos, Tabuaço – a parte herdada pelo pai, António Pedro. O amor de João por aquela ‘terra’ e o desejo caloroso de continuar o legado familiar fizeram-no despertar para a sua verdadeira vocação: a agricultura. Licenciou-se em Gestão Agrícola na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e tirou vários cursos na área da vinha e do vinho.

João é da família duriense, de alma e coração, para quem a Quinta do Monte Travesso diz quase tudo. A propriedade, que chegou a ter cerca de 100 hectares, foi oferecida por Artur de Magalhães Pinto Ribeiro – bisavô paterno de João, um dos três fundadores da Casa do Douro e seu primeiro presidente – à sua filha Margarida do Carmo, como dote de casamento, celebrado com Manuel de Nápoles Afonso de Carvalho. Com os pais e os avós paternos, foi ali que João viveu a sua primeira infância; ali regressava em tempo de férias e vindimas. Em 1996, regressou definitivamente e aí vive até hoje. Casou e constituiu família.

A 18 de junho de 2011, ano Vintage!, João casou com Joana Pratas, que deixou Lisboa e o seu emprego para ir para o Douro. A Joana trabalhava na agência de comunicação Imago, onde conheceu a Margarida, irmã do João e o cupido da sua relação. Assumiu o cargo de PR & Communications Manager na FOX International Channels Portugal quando decidiu criar o seu próprio negócio. Tornou-se, assim, uma enérgica consultora de comunicação, com clientes nos sectores onde tinha acabado de mergulhar: turismo, gastronomia e vinhos.

Juntos, concretizaram o sonho de serem Parceiros na Criação na vida e no vinho. A 6 de fevereiro de 2013, nasceu a Maria Teresa, passando a ser três. Três foram também os produtos com que a PNC começou, sob a marca h’OUR. A 1 de dezembro de 2014, nasceu o António Maria e, por coincidência (ou não!), lançaram um novo vinho.

Em 2018, iniciou-se um novo ciclo na PNC. Nos vinhos, houve a necessidade de uma reformulação. Nasceram as marcas Casa da Esteira e Esteira. Casa da Esteira porque é o nome pelo qual é conhecida a casa da Quinta de Monte Travesso de Cima, que o casal decidiu reconstruir em 2019.

Azeite e Vinho

Parceiro na Criação

“Chegou a hora de partilhar o que é nosso. O nosso que queremos que seja vosso!”. Foi sob este lema que a Parceiros Na Creation se inspirou para “desenhar” a sua primeira marca: h’OUR.

Quem somos

As Vinhas

ESTEIRA

Com o desenvolvimento do projeto Parceiros Na Criação e a experiência adquirida no mercado, fez sentido reformular o portfólio e criar a marca Esteira, intimamente ligada à casa construída na Quinta do Monte Travesso de Cima. A marca Esteira é uma referência ao tapete que servia para proteger do sol uma das portas exteriores da casa.

Os Nossos Vinhos