
A Quinta das Peixotas é uma propriedade vinícola situada na região do Douro, em Portugal. A quinta tem uma história rica e é conhecida por produzir vinhos de alta qualidade.
A Quinta das Peixotas possui extensas vinhas, onde são cultivadas diferentes variedades de uvas, tirando partido das condições climatéricas e do solo característicos do Douro. Os proprietários e funcionários da quinta dedicam-se ao cuidado das vinhas, utilizando técnicas tradicionais e modernas de viticultura para obter uvas de qualidade excecional.
A quinta especializa-se na produção de vinhos tintos e vinhos do Porto. Através de um meticuloso processo de vinificação, que inclui fermentação, envelhecimento e cuidadosa seleção de barris, a Quinta das Peixotas cria vinhos complexos com sabores ricos e características distintas.
Jorge Almeida
Neste momento a empresa é liderada por 4 mulheres – filhas e esposa de Jorge Almeida – que dão continuidade ao projeto, motivadas pelos mesmos ideais e como a maior das homenagens.

Quem Somos
O nome Quinta das Peixotas provém de uma das parcelas de vinha. Crê-se que este apelido popular se deveu ao facto de ser o local onde se vendia peixe fresco, sendo o ponto intermédio (a meio da encosta) entre o rio Douro e as gentes do cimo da encosta.
Por volta de 1860, a filoxera destruiu praticamente todas as vinhas da região do Douro; foi no início do século XX, com a recuperação e aglutinação das áreas cultivadas, que se formaram a Quinta de Valbom de Cima e a Quinta das Peixotas, cujo obreiro foi João Alves Barreto.
Até 1986, as quintas pertenceram a várias gerações da família Barreto, altura em que a sua posse passou para o atual proprietário.
Em 1986, Jorge Almeida, médico de profissão e apaixonado pelo Alto Douro vinhateiro, criou e desenvolveu a marca Quinta das Peixotas, elaborando os seus vinhos sob elevados padrões de qualidade e acreditando sempre no potencial do Douro.
A Quinta das Peixotas é representada por uma adega centenária em pedra com cobertura em telha tradicional. Esta sofreu um conjunto de intervenções de recuperação com o objetivo de apoiar e requalificar a exploração agrícola e melhorar o processo de transformação da uva.
O projeto foi desenvolvido com preocupação e respeito pelo local, pelos tipos de construções existentes neste tipo de terrenos agrícolas e pelo Património Mundial onde se insere.
Iniciou-se também um processo de reformulação da identidade visual e da marca, com o objetivo principal de valorizar o produto e abrir novos mercados.
A série de novos rótulos parte de um levantamento das vistas em planta do terreno agrícola, revelando um desenho topográfico das encostas em socalcos, que, através da xilogravura, são apresentadas como impressões digitais.
As Vinhas
A Quinta das Peixotas tem uma área de cerca de 30 hectares e situa-se no norte de Portugal, na Região Demarcada do Douro, a sul da freguesia de Canelas, perto da cidade do Peso da Régua – capital do vinho e da vinha.
Esta região é banhada pelo rio Douro (com foz na cidade do Porto) e é internacionalmente conhecida pelos seus vinhos DOC Douro e sobretudo pelo seu famoso Vinho do Porto.
A longa tradição da viticultura revela-se numa paisagem de especial beleza, onde se destaca o trabalho ao longo dos séculos na construção de muros de xisto que prolongam as encostas e contribuem para a autenticidade da região.
Com um terroir muito especial, a meia encosta, a Quinta das Peixotas tem um miradouro que oferece uma paisagem magnífica, em pleno coração do Douro Vinhateiro, onde as vinhas estão implantadas em solos xistosos e dispostas em socalcos.
Quinta das Peixotas
A Quinta das Peixotas compreende uma área de cerca de...